quarta-feira, maio 28, 2008

Os pós …



... de perlimpimpim

Fez no passado dia 22 vinte anos que morreu Giorgio Almirante, fundador e impulsionador do MSI italiano logo após o fim da República Social.

Hoje em dia o Movimento por si criado ocupa grande espaço no tecido social e politico italiano.

Os seus mais directos seguidores que (apesar da chefia de Fini) se revêem ainda na mítica figura do Pai Fundador desejaram homenageá-lo. Para isso decidiram – enquanto edis - dar o seu nome a uma série de ruas, rotundas, praças e estradas um pouco por toda a Itália, nomeadamente em todas as cidades da região de Lazio e na própria cidade de Roma.

Mas eis senão quando ...

O pós fascista Fini e o pós comunista Emanuele Fiano (em plena Câmara de Deputados) num estranho (ou talvez não) conúbio decidiram atacar Almirante declarando-o “racista” tendo a propósito citado um artigo de 1942 na revista “Difesa della Raza”, na qual Giorgio Almirante exercia o cargo de subdirector.

E daí a critica de ambos ao nome nos arruamentos.

Isto passou-se ontem. Mas já houve edis que declararam que as suas propostas eram para manter – nomeadamente em Roma – mesmo contra a opinião do “chefe”.

Apostilha: Não nos podemos esquecer que Fini foi nomeado herdeiro politico de Almirante pela influência avassaladora de D. Assunta, mulher de Almirante. Na altura tiveram de ser vencidos numerosos escolhos, mas que lá ficou o Fini, ficou. Mesmo contra a opinião dos mais avisados.

Só que depois se tornou pós ... E aí é que a porca torce o rabo ...

2ª Apostilha: Viram que em França a filha Marine também deu cabo do Front National em nome do pós ... E o pai Le Pen que se lixe ...

Malditos os pós ... de perlimpimpim ...

2 comentários:

O Réprobo disse...

Estou cá a pensar nuns artigos finanos de quando ele era líder da juventide ligada ao MSI e protegido de G.A.... mas não, também falava com entusiasmo de hierarquia rácica, não pode ser a mesma pessoa...

A Marine é uma nódoa total, não tem ponta por onde se lhe pegue. Fini, ao contrário, é homem muito dotado, mas a ambição cegu-o ao ponto de, alegremente, matar o pai e parte de si próprio. Meteu na cabeça que há-de suceder a Berlusconi. Veremos; tenho que mais depressa elegerão um ajudante deste, do que o enganado pós-fascista. Um único ponto de coerência, mantém uma voz social contra o ultra-liberalismo dos aliados. Mas tão pianinho que nem conta.
Abraço

josé carlos disse...

Meu Caro
Sobre o Sr. Fini prefiro nem sequer falar. Sei que é um homem inteligente, culto e com uma ambição desmedida. Insinuou-se (segundo as más línguas) italianas junto da Mamma (como era conhecida a D. Assunta) e teve uma ascensão fulgurante, afastando os dois Pinos, bem como uma pleiade de dirigentes de elevadíssima qualidade. Por razões diversas acompanhei na altura os acontecimentos.
Também eu tenho uma série de textos de um tal Fini (como diz e muito bem) que não pode ser o mesmo.
Cá em Portugal também temos casos desses. Estive vai não vai para escrever algo sobre os dez anos da morte de Lucas Pires. Não escrevi (para além da manifesta falta de tempo) por pura caridade. E de mais coimbrões e lisboetas me poderia lembrar. E sem esquecer um portuense de gema...
Enfim é a vida: como alguém escreveu: "ele foi nosso, hoje é deles, e amanhã (se não tivermos vergonha) será outra vez nosso"...
Sobre Marine nad quero dizer. O amor de Pai obliterou completamente a cabeça de um homem intelkigente...
Um Abraço