quarta-feira, novembro 26, 2008

A visita...

No passado fim de semana tive a oportunidade de pela primeira vez em largos meses ter um fim de semana de puro lazer,
Visitei um velho Amigo e pude disfrutar da leitura (apressada, é certo) de um arquivo muito importante de um grande Nacionalista de longa data, recentemente falecido. É dos poucos arquivos organizados que eu conheço que cobre (no caso específico que me interessa) o período dos anos 60 e 70 do século passado.

Como saberão a maior parte dos arquivos importantes foram destruídos para não caírem em mãos erradas. O mesmo se passou com o meu... (apesar da sua falta de importância, só que tinha nomes, situações, etc. que convinha não serem conhecidos...)

Meus Senhores e o que eu vi!

Desde cartas de diversos "salta-pocinhas" até situações em que eu me pude esclarecer sobre factos passados que acompanhei (sem ter toda a história na mão) e calculem até encontrei uma carta de um mfa (dos do piorio...) a declarar o seu fervor e apoio aos princípios da Revolução Nacional...

Tenho de voltar ao local para aprofundar o estudo e então poder falar (com documentos) de algumas coisas com piada. É certo que são factos passados. Mas convém recordá-los para melhor compreensão de tudo o que se passou e voltará, estou certo, a passar-se.

Descobri um dossier inteiro que (para mim) dava um livro fabuloso sobre a "real vivência" de algumas burguesas franjas do Estado Novo. É um colosso, só vos digo.

1 comentário:

Euro-Ultramarino disse...

Caríssimo:
Mãos à obra! Cumpre dar a conhecer a trajectória desta legião de troca-tintas hipócritas e aproveitadores. Assim contribui-se um pouco mais para a compreensão de como a maldita abrilada '74 foi possível.
Abraço amigo.