quinta-feira, fevereiro 14, 2008

O destino está traçado...


A senhora Rice disse a União dos europeus obedeceu: o Kosovo sai da Europa, a Sérvia se quiser recebe "papel" lá de Bruxelas e de Washington e perde a sua identidade. Olhem para o futuro, não para o passado, disse ela.
Mas como pode haver futuro sem o substrato do passado?
Perdemos. Perdeu a Nação Sérvia. Mas a vitória deles pode ser de Pirro. Mais gerações hão-de passar e tudo pode acontecer.
A minha solidariedade com o Povo Sérvio

1 comentário:

Anónimo disse...

Só não concordo com um ponto do que escreveu, quando diz que "o Kosovo sai da Europa".

Não concordo pelas seguintes razões que passo a enunciar:

1 - Concorde-se ou não com a independência do Kosovo, o facto é que os albaneses (e a Albânia) são um povo EUROPEU. Ora um EUROPEU é sempre um EUROPEU, independentemente da religião que professe, pois há "coisas" mais importantes para esta classificaçao do que a religião.

2 - Não se pode "retirar" um povo da Europa meramente pela sua religião pois, se levarmos esse raciocínio em coerência histórica verificamos que o cristianismo é também "extra-europeu" e nasceu, aproximadamente, no mesmo sítio do islamismo.
A principal diferença que vejo é que a maioria dos europeus coverteu-se ao cristianismo (por força de circunstâncias históricas diversas e por vezes bem atribuladas) mais cedo do que os albaneses e alguns bósnios ao Islão (estes apenas durante a dominação otomana).

Não concordo com o que se está a passar mas não posso "retirar" pura e simplesmente um povo da Europa só por este ter escolhido uma ou outra das religiões nascidas...na Ásia Menor.

Cumprimentos