terça-feira, junho 23, 2009

"No longe achei lugar"



Ontem tive o privilégio de ter estado na homenagem a António Manuel Couto Viana, que se realizou na SHIP.

Certo que roubei tempo ao meu trabalho, mas valeu bem a pena, creiam-me.

É sempre uma lufada de ar fresco e puro quando o ouço e o vejo. E do que mais gostei - do muito e muito que gostei - naquela cerimónia, foi a edição de mais um livro do Poeta.

"O Poeta no Oriente do Oriente" assim se chama o livro que ali mesmo comprei. Sobre a Cidade do Santo Nome de Deus de Macau.

Abri-o ao calhas e saiu-me logo este Poema. Isto não é só sorte de principiante (a qualidade impera, aliás). Mas os meus estimados leitores deliciem-se com ele, tal como eu o fiz:

Entre as águas e o vento
No longe achei lugar:
Vento subindo ao monte,
Água descendo ao mar.
Vento que leve, lento,
Num leve suspirar,
As mágoas do meu mundo
Do fundo onde ficar
O corpo que lhes deixo
Vazio e tumular,
De costas para o monte,
De frente para o Mar.

4 comentários:

Anónimo disse...

A SHITE da SHIP

Anónimo disse...

SHITE E SHIP(E), o nome soa à mesma merda, este mausoléu da mocidade portuguesa usado pelos mastodontes da velha senhora, serviu para lavagens do encéfalo ao jovens, e viva Hitler , viva Salazar, viva Mussolini, viva Vilela,viva Pinochet, vivam todos os criminosos que sentem falta de ver a PIDE polícia de terror e repressão, espancar ,torturar e matar todos aqueles que tinham a coragem de escrever como vós.

Flávio Gonçalves disse...

Irra, misturar o nome de gente revolucionária com um lacaio da CIA e do Sião como o Pinochet...

Unquiet Water disse...

Ó Amigo Anónimo! Não se esconda atrás dos ANTIFA's. Se não me engano muito,SHITE não devia ter E.
E se "o nome soa à mesma merda, este mausoléu da mocidade portuguesa usado pelos mastodontes da velha senhora, serviu para lavagens do encéfalo ao jovens, e viva Hitler , viva Salazar, viva Mussolini, viva Vilela, viva Pinochet, vivam todos os criminosos que sentem falta de ver a PIDE polícia de terror e repressão, espancar, torturar e matar todos aqueles que tinham a coragem de escrever como vós.", acho que tenho algum orgulho em ter por ali uns quantos amigos. E o 'querido' (porque não passas disso) é demasiado jovem para se lembrar dessa coisa das torturas (será que este farçolas também se lembra dos autos negativos??).
Esta SHIP(E)é, pelos vistos, matéria de opinião. E como pensar duas vezes seguidas é já delinquir, dizia o Pessoa, pense melhor. Que o Zé Carlos não quer concerteza pensar por si. E aproveite, mude-se para outras paragens: como a ADL ou a ANIMAL, que é mais o seu estilo.
E seja «UM HOMEM», tal como noutro contexto, com outras referências políticas, escreveu a Oriana Fallaci, livro que recomendaria (Oops! Se calhar esta também é fascista, não escreve para a POLÍTICA OPERÁRIA)também (e sobretudo) a quem nunca compreendeu porque morreu Aldo Moro. Adeus, Amigo! (Afinal ainda serão os fascistas a defender esta Democracia...!).