Os mais antigos lembram-se bem do saudoso Regulamento de Disciplina Militar (o RDM) implantado pela primeira vez em Portugal pelo Conde de Lippe quando foi necessário criar um exército a sério neste país.
E todos estão familiarizados com o famoso n.º 16/4º, com que eramos mimoseados quando fizemos a nossa tropa. Para os mais novos era o artigo que proibia a gayzice na tropa...
Bem, mas isso já é história.
Lembrei-me deste famoso artigo 4º/16 por causa de uma petição que para aí anda. Querem reabilitar um Capitão que foi apanhado nas malhas desse artigo. Até já o ouvi chamar de "o nosso Dreyfus". Meu Deus tenham respeito e tento na língua!
Mas o que eu queria dizer é que quando o reabilitarem (não tenho dúvidas que o vão fazer - eles tem de fazer o Salazar anti-semita a bem ou a mal!!!) não se esqueçam dos outros. Lembro-me a talhe de foice de um Tenente Coronel e de um Major que sofreram as mesmas consequências por serem dos tais. (Também houve outro oficial que por outro motivo - gostava muito de batatas - foi corrido e depois também foi reabilitado...)
Sim porque ou há moralidade ou comem todos. Mas penso que isto de vender vistos e infringir o 4º/16 é só para alguns. Os outros népia. Alguém já pensou em reabilitar o agente da pide que também vendeu (ou cedeu ou facilitou) vistos na mesma altura?
Sem comentários:
Enviar um comentário