domingo, junho 24, 2007

Há 80 anos - Codreanu cria o Movimento Legionário



Por iniciativa de Codreanu foi fundada no dia 24 de Junho de 1927 o Movimento Legionário do Arcanjo Miguel, que passou à história como o "Movimento Legionário"

Na casa de Codreanu na Rua das Flores, em Iassy, numa sexta feira, 24 de Junho pelas 22 horas, reuniu-se um fiel grupo de romenos. Codreanu redige a primeira ordem de trabalhos:

"Hoje, 24 de Junho de 1927, dia de S. João Baptista, às dez da noite, foi instituída debaixo das minhas ordens a Legião do Arcanjo Miguel. Que todos os que tenham uma fé ilimitada venham e juntem-se a nós. Os que duvidam fiquem de fora. Nomeio como guardião do ícone Radu Mironovici."

Esta primeira sessão durou apenas um minuto, o tempo necessário para ler a ordem de trabalhos. Depois todos se retiraram para meditar se estavam suficientemente convencidos e eram suficientemente corajosos para se filiarem numa nova organização sem outro programa do que o exemplo da minha vida de luta e de todos os meus camaradas de prisão.

A Legião deveria nascer das profundezas das nossas consciências. Pouco importava saber se seríamos vencedores ou vencidos. O nosso ideal era de ir sempre em frente unidos sob os olhos de Deus para realizar os direitos do povo romeno. A sorte que nos está reservada - vitória ou morte - terá a benção de Deus, e trará frutos ao nosso povo.

Corneliu Zelea Codreanu.

Sem comentários: