sábado, dezembro 22, 2007

Parabéns Goulart Nogueira


Pois é, hoje o muito nosso Florentino Goulart Nogueira cumpre 81 anos. Incapacitado há cerca de 5 anos, vegeta hoje na sua Beira (em Santa Comba) um dos melhores e mais claros espíritos portugueses.

Não quero cometer o crime da ingratidão para com o Mestre de tantas e tantas gerações nacionalistas portuguesas.

Por isso hoje o recordo. Vítima de um saque na minha biblioteca pouca coisa tenho hoje do Goulart. No entanto quero recordá-lo aqui como o Polemista, o Doutrinador, o homem de Teatro, o Poeta, o Militante. Acima de tudo o Homem de Cultura.

Deixo-vos alguns textos que vão desde o período do "Tempo Presente" até ao pós 25 do 4. Também na Poesia deixo-vos dois exemplos da sua Poesia. Diferentes, sim, contrastantes, também, mas revelando muito do espírito do nosso Goulart.

As novas gerações devem (tem a obrigação) conhecê-lo e acima de tudo estudá-lo. Foi Mestre de tantos de nós. Foi o "Mestre" do também muito nosso Rodrigo Emílio. Que continue o Mestre de todos nós.

Não quero deixar de recordar dois factos: um é o da sua direcção do "Agora", que permitiu um dos melhores números de sempre desse Jornal. Refiro-me ao número dedicado ao Fascismo. Genial o seu artigo, genial a organização, geniais os colaboradores (não quero esquecer - de modo algum - o magnífico texto de Caetano Beirão, que revisito - com que prazer - amiudadas vezes). O outro facto é o da sua prisão no pós 25 do 4. Na sede do MAP. A saga do seu transporte para Caxias (comendo a sua enorme agenda - com capa e tudo - para que esse precioso bem não caísse nas mãos dos copcães) e toda a sua brilhante atitude nas masmorras da democracia.

Meu caro Goulart, do fundo do coração, e com toda a Amizade dou-te os meus mais sinceros parabéns, por seres e teres sido como sempre foste.

Sem comentários: