segunda-feira, abril 14, 2008

16 euros para o galheiro ...



Pois é lá gastei eu 16 euros para mandar vir o livro, e agora bem arrependido estou.

Quando li as críticas cheguei à conclusão que o nosso "autor semita" foi buscar aos seus antepassados as terorias freudianas para fazer a psicanálise do fascista.

E a quem é que o nosso homem recorre?

Pois a Klaus Theweleit autor de um livro que li em francês e que no original se chamava "Männerphantasien", ou em português as "Fantasias de Macho". Livro já com bem mais de 20/25 anos.

Nesse livro, o autor, também da nacionalidade de Litell, psicanalisa o "fascista", ou (para ele) o macho - soldado, intuindo deficiências na sua formação de infância, (recorrendo-se de autores como Melanie Klein e Margaret Mahler) e da psicose (sobretudo trabalhos de Michael Balint ), assim como conceitos herdados de Deleuze e Guattari. O modelo freudiano da coisa, do eu e do super eu, e logo de Édipo (segundo o bestunto do autor) não pode ser aplicado a um fascista porque de facto ele nunca se separou da mãe, logo nunca se tendo constituído como um eu, no sentido freudiano do termo.

Logo, o "fascista" não nasceu ainda completamente. Não é contudo um psicopata, realizou apenas uma separação parcial; ele sociabilizou-se, fala, escreve, age, e de forma eficaz, além do mais toma para si o poder. Para aí chegar tomou a forma de um Eu exteriorizado que toma a forma de uma carapaça ou de uma armadura muscular.

Ora depois de se ter lido o "instigador" que esperamos nós do "instigado". O pior, como é óbvio. Eu já aturei em devido tempo (por casamento) uma mulher psiquiatra. Chegou-me para compreender a verdadeira dimensão daquela gente a quem eu apelidava - muito a propósito - de uma cambada de feiticeiros. Só não percebi, nem percebo para quê o ela ter suado as estopinhas para frequentar (na época) um curso de Medicina. Enfim ... Não falemos mais disto.

Mas para concluir sou obrigado a dizer. Vou receber o livro (já o paguei). Vou oferecê-lo. Já li o outro e já me chegou.

Sim porque eu não sou masoquista!!!

Apostilha: Agora os meus estimados leitores já percebem o internamento num Hospital de Loucos de Ezra Pound, levada a cabo pelos americanos. E também o uso da psiquiatria para internar os opositores ao comunismo na União Soviética.

Sim porque para eles quem não achar que a "democracia deles" e o "comunismo" não são os sistemas ideais, leva com o Freud em cima e vai de cana... num hospital psiquiátrico

Sem comentários: