sexta-feira, março 27, 2009

Forças Ocultas



Em 29 de Março de 1949 - faz Domingo 60 anos, o realizador deste filme foi fuzilado em França. Coube-lhe a desdita de ser o último condenado à morte pelos "libertadores" a ser executado. (e aqui penitencio-me pois recentemente escrevi que Bassompierre - em 1948 - tinha tido essa desdita. Bem. mas Bassompierre foi o último militante nacional revolucionário a ser executado. Mamy não se pode considerar nesta categoria)

Jean Mamy de seu nome foi iniciado na Maçonaria na Loja Renan. Mais tarde e para além de ter participado na exposição sobre a Maçonaria, organizada em Paris, e em que se revelaram muitos dos segredos dos "discretos", aderiu ao PPF e foi Director do jornal L'Appel.

Em 1944 prenderam a sua Mãe, até ele se entregar à polícia. O que fez. No Natal de 1948 iniciou-se o seu julgamento que culminou com a sua condenação à morte e posterior fuzilamento.

Assim se vê a "discreta" força de certas pessoas.

O filme (ainda por cima vindo de um realizador que colaborou activamente com Jean Renoir) não prima pela grande qualidade. Os primeiros minutos são chatos, depois melhora um pouco. Mas com o seu conhecimento profundo da Maçonaria este filme deve ser visto com atenção.

Sem comentários: