segunda-feira, janeiro 19, 2009

Relógio da História ...

Passam hoje 250 anos que a Maçonaria – pelas mãos de Sebastião José Carvalho e Melo - expulsou de Portugal os Jesuítas, precedendo em alguns anos o ocorrido também na vizinha Espanha.

O Vaticano lá amochou face aos ventos da história que então sopravam na Europa, dominada de forma avassaladora pelos da sociedade discreta.

Foram expulsos porque tinham os melhores pensadores anti maçónicos de Portugal. Pombal não lhes perdoou.

Já repararam que todo o cão e gato (que por aí anda a massacrar-nos como opinadores oficiais da república) critica veementemente a expulsão dos judeus por D. Manuel I e nem um – um que seja – critica o mação da estátua da rotunda pelos prejuízos causados pela expulsão dos jesuítas, nomeadamente ao ensino em Portugal.

Apostilha: Houve um “malandro e pecaminoso” que em 1973 enfureceu Paulo VI, (Papa para esquecer para todo o sempre) ao fazer publicar num jornal de Moçambique (Cidade da Beira) uma reprodução da imagem de Pombal com a seguinte frase assassina: “vem cá baixo Marquês, que eles estão cá outra vez...”.

Tratava-se de um período em que alguma hierarquia católica de Moçambique andava mancomunada com a Frelimo, tendo inclusivamente desrespeitado gravemente a Bandeira Nacional.

Depois alguns arrependeram-se (disse-me um deles contristado...) Mas o mal já estava feito. Enfim já estamos “tãoooo” habituados aos salta pocinhas ...

Sem comentários: