segunda-feira, abril 09, 2007

A não perder ...




O que eles nos ensinam!

Passeando outro dia num sítio da esquerda dou de caras com esta magnífica canção. Eles estavam danados, é claro.

Mas vale a pena debruçarmo-nos um pouco sobre ela.

Bok Van Blerk é um jovem Boer da actual África do Sul. Jovem, quase que não conheceu o apogeu da República Sul Africana até à decadência que se instalou no país há quinze anos.

Farto da culpabilização dos boers face aos heróis da "pérfida albion" resolveu pôr em música os seus sentimentos. 100.000 exemplares do seu disco foram vendidos em poucas semanas. Já fez a sua "tournée" na Europa.

Mas o que é esta canção? É uma homenagem ao General Koos De la Rey um dos principais artífices da defesa da sua terra face ao expansionismo britânico. Lutou sempre pela sua Pátria. Foi morto a tiro pela Polícia em 15 de Setembro de 1914, já a guerra tinha terminado há anos.

Bok Van Blerk recorda-nos ainda um facto muito esquecido pelos que passam a vida a proclamar " a supremacia moral das democracias": foram os ingleses - na guerra contra os boers que instituiram os campos de concentração. E depois os nazis é que são os maus da fita...

Pallo Jordan ministro da cultura lá do sítio ficou danado e desejou proibir a canção. O Tribunal não deixou!

Bok Van Blerk, considera que esta canção não é política. Trata-se apenas de tornar os afrikaners orgulhosos da sua história e do seu passado.

Ou como diria o tal sítio de esquerda. O folk para vencer os blues do Apartheid.

1 comentário:

Anónimo disse...

carrascos ruivos do tamisa (fialho de almeida)