sábado, julho 28, 2007

Apostilha

Desde ontem que tenho sido bombardeado com perguntas. Quem era o Delfim? Que raio de tão secreto te encarregou o Rodrigo Emílio de fazer? ...

Bom é melhor responder senão o mail fica cheio.

O Delfim era um "camisa velha", de seu nome Delfim Fuentes Mendes. Antigo Jovem Portugal continuou sempre fiel na linha da frente onde sempre, mas sempre esteve. Depois deste episódio que contei e logo que soube que o MAP avançava não teve qualquer dúvida e aí passou a militar.
Com o 28 de Setembro teve de ir para o exílio (Madrid) onde comeu o pão que o diabo amassou. Soube-o a dormir nas escadas do Metro de Madrid (local mais quente em Madrid em dias de rigoroso inverno) repartindo com outros camaradas que aí se acolhiam para dormir os parcos alimentos conseguidos. Tudo num comunitarismo total.
Não tendo meios de subsistência teve de ir para o Brasil onde sei refez a sua vida.
A partir dos anos 80 deixei de saber fosse o que fosse a seu respeito.

Aliás sobre exílios (e os mais jovens nem sequer imaginam o que seja) recomendo a todos a leitura do "Rameau Vert" de Saint-Paulien. Nesse livro se fala do desespero dos exilados e das guerrinhas inter pares. Claro que falamos dos exilados franceses sobreviventes da Charlemagne em Espanha. Leiam e depois perceberão melhor.

Bom, ponto 1 arrumado.

Ponto 2: Não há nada de secreto. Apenas me encarregou de tratar uns assuntos com uns militares (que não os do mfa) e procurar uns apoios para uma futura e possível rede clandestina.

Nada de especial. Aliás eu de mim, neste blogue, quero falar muito pouco. O que fiz ou deixei de fazer francamente não tem interesse nenhum. O mais importante para mim é cumprir um dever de memória em relação à actuação do Rodrigo Emílio. Já o disse e repito. O papel de RE como revolucionário e militante é muito esquecido (até por ele que nunca o referia - achava que tinha apenas feito o que de si se esperava). Mas os mais jovens tem a obrigação de saber que ele foi muito (mas mesmo muito) mais que um Polemista, um Poeta, um Pensador. É só por isso que eu conto certas coisas.

Por exemplo: quantos de vocês sabiam que Rodrigo Emílio foi um dos fundadores do ELP e membro dos seus primeiros corpos dirigentes?

1 comentário:

Anónimo disse...

Continue!
Há quem, como eu, leia estes postais religiosamente!