quinta-feira, julho 12, 2007

Em busca da verdade perdida...


Tudo tem a ver com a verdade real e não com a "verdade" que passa para o público leitor.
Maquiavel, como os meus estimados leitores bem sabem, escreveu um livro que intitulou "O Príncipe". Nele defende que a razão de estado está acima da moral. Mas nunca a frase "os fins justificam os meios".
No entanto Pascal, no século XVIII, atribui esta frase a Maquiavel e, a partir dessa data, passou a ser a verdade oficial.
Farto de tanto disparate o padre Peter Roh, em 1852, ofereceu uma recompensa de 1.000 florins a quem encontrasse a referida frase no livro. Até agora ninguém a reclamou...

Todo este intróito tem a ver com uma carta ontem publicada no correio dos leitores do Público. Nessa carta um senhor (que se auto intitula professor universitário)cita o Mein Kampf a torto e a direito (por tudo e por nada)sobre as maléficas intenções anti culturais e humanistas de Hitler no campo da Educação. É um fartar vilanagem.

Ao contrário de muita gente, eu li A Minha Luta (atenção anti bandidos, também li Marx e Gramsci, não tirem conclusões apressadas...)Conheço minimamente o que lá está escrito e nada do que o referido professor universitário lá coloca está na realidade no livro. Só se for nalguma tradução feita por alguém do berloque caviar...

Isto leva-me ainda a mais uma reflexão. Se estes senhores são os responsáveis pela instrução dos futuros quadros "deste país", onde é que vamos parar. Mas acho que este assunto merece um postal à parte.

Sem comentários: