quarta-feira, maio 02, 2007

Hoje apetece-me dizer bem! Merece-o





Li hoje, com interesse, um artigo do Professor Marçal Grilo no Público. Em resumo, ele dizia bem! Bem do que é bom em Portugal, daquilo que nos pode encher de orgulho. Tudo o que é mau ficou de fora. Até que enfim que um "opinion maker" navega nestas águas.

Pois a mim também me apetece dizer bem. E vou dizer bem do Professor Grilo por um facto pouco conhecido. Acho que o próprio é capaz de nem se lembrar.

Um dia lá por 1998 apanhei o Professor Marçal Grilo a jeito numa conversa sobre música. (era ele então Ministro socialista da Educação) E eu que nunca costumo pedir nada resolvi chamar-lhe a atenção para o facto da Guitarra Portuguesa não estar a ser ensinada quer nos Conservatórios quer nas Escolas Superiores de Música. O que era um "crime" (disse-lhe eu). Pensei que lhe tinha entrado a 100 e saído a 500, como agora se diz.

Pois qual o meu espanto quando poucos meses depois o problema (burocrático, apenas burocrático...) estava resolvido e o ensino do Cordofone lusitano por excelência, estava não só legalizado, como também dinamizado.

Viu-se que para Marçal Grilo também a Tradição e a Identidade eram importantes.

Bem haja!

Sem comentários: