quinta-feira, maio 17, 2007

Sinto-me honrado


E sinto porque tendo entrado de pantufas nesta aventura bloguista nunca pensei que o mesmo tivesse não só a audiência que está a ter, mas sobretudo por ter recebido o "Selo de Garantia de Qualidade" do camisa negra. É como ter o selo do IPQ.
Nunca pensei.

Surpreendeu-me o hno não me ter ainda identificado. Com o que eu vou dizer a seguir talvez lá chegue.

Vou hoje revelar, pela primeira vez, a razão do título desta página.

Fez há uns dias 33 anos o Rodrigo Emílio e eu (e mais uns tantos que, por vergonha, não cito) saímos de uma reunião na Junta de Energia Nuclear com o General Kaulza de Arriaga.

Tinhamos sido convocados por ele para oficialmente o "aconselharmos". Na prática ele queria vender-nos a ideia de formar um partido. Rodrigo Emílio (e mais algumas pessoas) disse-lhe franca e lealmente que ele era General (comandante de tropas) e não um político. Por isso tivesse uma actuação consentânea. Mais adiantamos que muito ainda estava intacto e contando com a ligação com Luís Fernandes em Moçambique, ainda tudo era possível. No decorrer da conversa houve um facto que mais razão nos deu. Kaulza recebeu uma chamada telefónica a informá-lo que iria ser corrido de General no activo. Ele ficou bastante combalido. E por aí, sem honra nem glória, acabou a reunião. Cada qual saiu de lá com as ideias que já tinha. Alguns foram ajudar a formar o tal partido político, outros, contudo, decidiram continuar a conversa noutro local.

O Rodrigo não tinha dúvidas nenhumas sobre o futuro próximo e que era necessário prepararmo-nos para o pior. Daí ao delinear de uma estratégia múltipla foi um passo. Depois de algumas horas num solitário banco de jardim (no Principe Real) fomos para casa de António de Séves onde foram distribuídas diversas tarefas. A mim coube-me uma que (para já) omito.

No final da reunião acordámos os procedimentos de segurança a ter. É nessa altura que o Rodrigo me crismou de "Manlius", nome que me acompanhou quer na semi-clandestinidade quer na clandestinidade propriamente dita. Só perdi esse nome quando tive de ir para o exílio.

Foi, pois, em homenagem ao Rodrigo Emílio que adoptei este nome. Aliás a primeira razão desta página foi manter um local de homenagem permanente ao Amigo - Irmão.

Voltarei ao assunto

1 comentário:

Anónimo disse...

Por que nao:)