domingo, agosto 26, 2007

Como raio o Rodrigo foi implicado no caso MAN



Todos nós sabemos a disponibilidade total que o Rodrigo Emílio tinha para com todos os jovens que desejassem continuar a luta a que sempre se tinha dedicado. Não se escusava a nada. Fossem quais fossem os defeitos ou as maiores ou menores qualidades dos visados o Rodrigo sempre que lhe pediam ajuda correspondia sempre. Com uns artigos, com umas opiniões, mas nunca - por nunca o ser - no esquema organizativo ou táctico/estratégico dos movimentos.

No entanto ele foi metido à viva força (pelo SIS, DCCB e Ministério Público) como o principal organizador - e chefe - do MAN. Coisa que como todos nós sabemos nunca foi.

Como está referido no livrinho citado o problema do SIS era tentar implicar gente mais velha, de referência, no MAN; caso contrário o Movimento pouco ou nada poderia implicar a nível de segurança. Também em relação às relações internacionais do MAN se veriificou um vazio que fez uma vez mais desesperar os agentes do SIS.

A oportunidade de ouro foi o bom do Rodrigo. O "nosso bufo" começou a rodear o Rodrigo, a sugerir repetidamente que se consultasse o Rodrigo, a implicar, por tudo e por nada o Rodrigo Emílio. O que lhe causou, devo confessar, alguma preplexidade. Ele que nunca se interessou verdadeiramente pela organização, pretendendo ser acima de tudo um elemento garante da fidelidade aos Princípios e às Ideias, achou tudo muito estranho. Mas com a sua proverbial disposição lá continuou no seu exílio de Parada com a sua actividade normal. O assunto chegou ao ponto de alguém (SIS ou DCCB??) terem feito vigilância (canhestra, temos de confessar...) à Casa de S. José.

E lá foram mais umas massas dos nossos impostos...

E foi assim que nos vimos defrontados com a ameaça real (bem real) do Rodrigo Emílio malhar oito anos com os ossos na cadeia. E isso, meus caros, nós - os Amigos - não íamos deixar, apesar dele dizer: "se tiver de ser eu vou... 8 anos a mais ou a menos é a mesma coisa".

Sem comentários: