quinta-feira, maio 24, 2007

Dever de Memoria - II


Há 25 anos morria Pierre Clémenti. Nascido a 28 de Maio de 1910, foi operário metalúrgico antes de se tornar jornalista no "La Répubique", jornal socialista radical. A sua militância na esquerda durou poucos anos. Depois do 6 de Fevereiro de 1934 criou o Partido Francês Nacional Comunista, que passou a editar o jornal "Le Pays Libre".

O seu partido sofre, contudo, uma grande cisão motivada pela entrada em cena do Partido popular Francês de Jacques Doriot, ao qual aderem as centenas de operários (sobretudo metalúrgicos) que constituiam a sua base de apoio.

Cada vez mais isolado Clémenti renomeia o seu partido como "nacional colectivista". Mas sem ter qualquer efeito prático. É então que decide aderir ao projecto da fundação da Legião de Voluntários Franceses contra o bolchevismo (18 de Julho de 1941)

Disse então: "Não foi a França que foi batida, mas sim o bando de malandros, judeus e capitalistas" e que "a única forma de provar a sua verdade é arriscar a pele".

Como Doriot combate na frente de Leste em 1942 e 43. Após a invasão de França pelos americanos e ingleses vai para a Alemanha onde continua o seu combate.

No final refugia-se na Península Ibérica e continua a sua luta política. Foi um dos fundadores do movimento "Ordre nouveau".

Morreu esquecido em 1982.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente... desconhecia por completo este nome.

Rodrigo