sexta-feira, setembro 28, 2007

E por falar em Goulart e Brasillach




Isto volta a ser como a história das cerejas... Nas minhas buscas de escritos do Goulart apareceu-me esta delicia. Este “bolo” (com direito a cereja cristalizada em cima e muito, mas mesmo muito, chatilly).

Um texto do Francisco Lucas Pires sobre o Brasillach. Sim, dele mesmo, do próprio, do legítimo. Do tal que depois do 25 se afirmava “democrata desde pequenino” (para aí desde que foi desmamado, digo eu...):

Este texto não é recomendado a almas pouco dadas a experiências e emoções fortes. (pernas fofas – como lhes chamava o Goulart - façam favor de se abster...)


BRASILLACH CUMPRIU-SE...

Brasillach veio declarar a violência ao seu mundo e mataram-no.

Desde Cristo que é assim: os que vieram para escandalizar são mortos, mas depois regressam e já ninguém se pode libertar da sua escandalosa presença.

Aos carrascos deixou a sua morte, o remorso; a nós deixou-nos a sua vida, o exemplo.

Exemplo de juventude que se identifica pela insolência e pelo espírito, ele foi novo até na generosidade com que dispersou os seus talentos. Até nisso, integral.

A juventude é uma coisa e a idade outra. Mas a Brasillach nem sequer foi permitido atingir a idade em que os homens se costumam tornar velhos. Melhor: assim nos ficou a memória de uma imagem de juventude inteira: da física e da espiritual.

Foi ainda dessa maneira total que ficou connosco. O seu testemunho não está destinado à guarda de um erudito conservador de museu, está destinado à fidelidade dos seus voluntários camaradas.

Por isso, melhor cumpriremos colectivamente a tarefa e o cinismo de o testemunhar. É a melhor homenagem que devemos à sua magnífica lição de camaradagem, a nossa própria camaradagem.

A sua permanente atitude de afronta contra a hipocrisia e o cinismo e a audácia com que se manifestou a coragem reúnem-nos de novo, para confirmar a unidade original do espírito na unidade da acção.

Brasillach cumpriu-se: “Daqui a 20 anos ouvirão outra vez falar de nós”.

Ele preveniu-os.

Francisco Lucas Pires

Sem comentários: