quarta-feira, setembro 05, 2007

A semicolcheia e o trombone


Estou para aqui (com uma invulgar insónia) tentando passar o tempo sem chatear quem vive comigo. Para isso coloquei uns auscultadores e ouço um pouco de música, ao mesmo tempo que bato nas teclas do computador.

Estou a ouvir uma obra (xaropada) de Dmitri Shostakovich. O compositor do regime soviético, o apaixonado por Estaline - que depois cobardemente atacou.

Relembro a frase lapidar de Lucien Rebatet que assim o definiu: “um alto funcionário da semicolcheia e do trombone”. E com isso definiu-o muito bem.

2 comentários:

Flávio Santos disse...

Eu a escrever o comentário sobre a crítica de Rebatet a Shostakovitch e desço a página e vejo este postal. Shostakovitch escreveu algumas obras menores, encomendadas nitidamente. Mas também outras de grande fôlego, como a Quinta e a Décima Sinfonias e os Quartetos.

josé carlos disse...

Foi azar meu. Também esta (inesperada) insónia não ajudou.
Mas ouvir os metais a "rasgar" a orquestra de uma forma medonha e épica (tipo realismo socialista) deu-me cabo da paciência.
Confirmo que há coisas que gosto dele, mas esta que estava a dar na 2 era demais. Trombones era mato. Os meus pobres ouvidos. Daí ter-me de imediato lembrado da boutade de Rebatet.